A saúde à flor da pele

Cuidados a ter com a pele e o pêlo dos seus patudos

O estado da pele e do pelo dos nossos animais de estimação é com frequência um reflexo do seu estado geral de saúde e pode ser um dos principais indicadores de doença nos nossos patudos. 

Na prática, as condições dermatológicas (isto é, os problemas médicos a nível da pele e pelo) dos nossos animais de estimação são mesmo um dos principais motivos de consulta em Medicina Veterinária. 

Existem diversas causas que podem levar ao aparecimento de problemas dermatológicos. Entre as mais comuns destacam-se a má nutrição, a presença de parasitas (externos ou internos), alergias a agentes ambientais (como pólens ou ácaros) ou a produtos alimentares (hipersensibilidade alimentar), infecções por fungos ou bactérias, ou os distúrbios hormonais. 

Em situações normais, a pele e pelo dos nossos animais deve ser limpa, brilhante, sem caspa, crostas, oleosidades ou mau cheiros. Procure estar atento a algum sinais de alarme que indicam que algo de errado se passa: a presença de muita comichão (prurido intenso) e perda excessiva de pelo, lambeduras de membros e da região anal, limpeza excessiva, zonas de pele avermelhada e zonas sem pelo, pelo sem brilho e com nós, presença de caspa ou crostas, pele e pelo oleosos ou presença de mau odor. 

Algumas condições de pele podem ter uma resolução breve…contudo, outras podem exigir tratamentos mais prolongados exigentes. Em qualquer caso de dúvida, procure aconselhar-se com o seu médico veterinário habitual. 

Na Petable, tendo em vista o melhor para o seu patudo, deixamos alguns cuidados que deve seguir, de forma a garantir que a pele e pelo do seu animal se mantêm saudáveis.

#1 – Forneça uma dieta de qualidade

Um bom plano alimentar com uma dieta rica e equilibrada é essencial, não só para a saúde da pele e pelo do seu animal, mas para a sua saúde geral. Fornecer uma dieta adequada que contenha proteínas de elevada qualidade e de fácil digestão, hidratos de carbono, gordura, minerais e vitaminas na proporção correta é fundamental para um pelo saudável e brilhante. 

Tenha o cuidado de fornecer uma dieta adequada à idade e estilo de vida do seu patudo. Muitas vezes, e particularmente em casos de hipersensibilidade alimentares, fornecer apenas uma fonte de proteína ajuda a reduzir as reações alérgicas e promove a recuperação e saúde da pele. 

#2 – Mantenha as desparasitações em dia 

Todos sabemos que os nossos patudos podem ser alvo de uma série parasitas como pulgas, carraças, piolhos ou ácaros, que podem provocar irritação da pele e alergias. Garantir que as desparasitações são realizadas com a frequência adequada pode evitar não só problemas dermatológicos como também outras complicações de doenças que possam ser transmitidas por eles.

Além dos parasitas externos, é importante realizar também as desparasitações internas com a devida regularidade para eliminar parasitas que atacam o intestino e impedem o total aproveitamento dos nutrientes provenientes da alimentação. 

#3 – Escovagens regulares 

Para além de ser um momento relaxante para os nossos os animais, realizar escovagens com frequência e com uma escova adequada é útil para remover o excesso de pelo e sujidade existente na pele dos nossos patudos. Além de promover um pelo mais limpo, irá reduzir consideravelmente o número de nós que se formam, e no caso dos gatos, reduzir as bolas de pelo. 

#4 – Dê um banho  

Geralmente os banhos são recomendados quando os nossos animais de estimação começam a apresentar mau cheiro e sujidade que persiste para além das escovagens e limpezas habituais. A frequência dos banhos dependerá da raça, do estilo de vida do seu animal e do seu estado de saúde. Geralmente um banho por mês é o suficiente, contudo em algumas situações poderão ser recomendados banhos com maior regularidade e com produtos terapêuticos. Caso prefira dar banhos em casa, procure utilizar sempre os produtos veterinários mais adequados à pele do seu patudo.

Se quiser saber mais sobre banhos, consulte o nosso artigo.

#5 – Ácidos gordos essenciais 

Fornecer nutrientes como os ácidos gordos essenciais, como ómega-3 e ómega-6, podem auxiliar a regenerar, nutrir e proteger a pele e pelo do seu animal. Muitas destas substâncias são incorporadas nas rações, para promover um pelo e pele saudável, e estão também disponíveis na forma de suplementos. Estes suplementos são seguros e eficazes, e são muitas vezes recomendados como formas auxiliares de tratamento de algumas condições de pele. Pergunte ao seu médico veterinário se o seu animal deve tomar um destes suplementos e qual se adequa mais ao seu caso.

Conte com a Petable para o ajudar a lembrar-se de tudo o que deve fazer para cuidar sempre mais e melhor do seu patudo.

FotoJC

José Coucelo, DVM

app_googleapp_ios

Anúncios

Um pensamento sobre “A saúde à flor da pele

  1. Pingback: Sugestões para famílias Petable | Petable

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s