Pequenos amigos de quatro patas

É certo que os cães e gatos fazem parte da família de milhares de pessoas! Mas quando se gosta de animais, as famílias têm sempre espaço para abraçar muitas outras espécies e os pequenos mamíferos fazem muitas vezes parte dessa variedade.

Nomes à parte, a verdade é que muitas tutores optam por acolher e cuidar de roedores como coelhos, porquinhos da índia ou hamsters ou ainda outros pequenos mamíferos como furões. E como todos têm direito a receber o nosso afecto e fazer parte da família Petable, deixamos-lhe alguns breves conselhos de saúde sobre algumas espécies de pequenos amigos orelhudos e de bigodes grandes.

Coelhos

Bunny

Ser dono de um coelho pode ser extremamente gratificante! Mas tal como outros animais, exigem atenção e dedicação. Existem mais de 30 raças de coelhos domésticos, de diferentes tamanhos e pelagens, e todas são bastante sociais e fáceis de lidar.

Os coelhos são herbívoros estritos (vulgarmente descritos como vegetarianos) e uma alimentação correta pode evitar vários problemas gastrointestinais e de dentição! Acontece que os coelhos têm dentes de crescimento contínuo que são aparados normalmente através do processo de mastigação, e quando a alimentação não é a mais adequada podem surgir problemas de má oclusão (mau encerramento da cavidade oral) e abcessos, requerendo tratamento médico.

Não estranhe ver o seu orelhudo alimentar-se de pequenas fezes de coloração acinzentada, os ditos cecotrofos.  Trata-se de um processo normal para garantir a obtenção de proteínas.

Deve ter o cuidado de aplicar produtos desparasitantes adequados para coelhos, uma vez que os produtos anti-pulgas ou piolhos utilizados em cães e gatos podem não ser indicados!

Alertamos também para duas doenças bastante graves e potencialmente fatais: a mixomatose e a doença hemorrágica viral. Felizmente existem vacinas que previnem estas doenças e garantem o bem estar dos seus orelhudos!

Sempre que o seu coelho apresentar um comportamento fora do comum, manifestar espirros ou apresentar corrimentos nasais ou oculares, dificuldade em urinar ou defecar, não se alimentar ou ranger os dentes não hesite em contactar o seu veterinário!

Porquinhos da Índia

GuineaPig

Na sua maior parte, a saúde destes pequenotes pode ser mantida através de uma boa alimentação e de bons cuidados de maneio!

Tal como os coelhos, os porquinhos da índia são animais herbívoros e também têm dentes que crescem continuamente – o que também lhes pode causar alguns problemas. Da mesma forma que os coelhos, o plano alimentar deve ser o mais completo possível!

Por vezes pode encontrar alimentos compostos por vários ingredientes e que dizem ser apropriados para várias espécies animais, mas opte por uma que seja realmente orientada a estes pequenotes. Isto porque tal como os humanos, os porquinhos da índia não sintetizam vitamina C e têm que a obter dos alimentos. E nestas circunstâncias, é importante garantir que recebem a quantidade que realmente merecem!

Por vezes poderá observar uma substância de coloração esbranquiçada na conjuntiva ocular – não se preocupe, é normal surgir após os seus hábitos de  higiene.

Os porquinhos da Índia também podem ser afectados por parasitas como os ácaros, que lhes causam grande prurido e consequentemente, perda de pelo. Os produtos adequados e banhos terapêuticos podem ser recomendados pelo seu médico-veterinário. E da mesma forma que indicado para os coelhos, procure  o seu médico-veterinário sempre que o comportamento do seu pequenote se alterar. 

Hamsters

hamster.png

Embora pequeninos, os hamsters são um dos tipos de roedores mais amados por muitas famílias. Existem diversas raças de hamsters mas as mais conhecidas os anões russos, roborovski, o chinês (as raças mais sociáveis e possíveis de manter em grupo), e os hamsters sírios – mais solitários.

Os hamsters são animais bastante brincalhões e geralmente mais ativos nos períodos noturnos. Da mesma forma que os coelhos e porquinhos da índia, estes roedores têm dentes de crescimento contínuo e por isso devem ser alimentados de forma adequada – e felizmente, existem várias rações equilibradas que garantem todos os elementos necessários para um crescimento saudável.

Os hamsters são animais frágeis: pequenas lesões podem resultar em complicações maiores. Tal como outros animais, podem ser alvo de problemas de pele causados por ácaros e fungos, desenvolver abcessos por problemas dentários, sofrer infeções respiratórias ou gastrointestinais.

Por vezes os hamsters podem entrar em hibernação! Quando a temperatura ambiente diminui consideravelmente da temperatura ambiente normal, os hamsters podem entrar num período de repouso onde se mantêm imóveis e respiram de forma muito suave – não entre em pânico! É normal, e aumentando a temperatura o seu hamster ele deve retomar atividade.

Também como indicado para os seus parentes roedores, procure o aconselhamento médico-veterinário sempre que o hamster manifestar alterações ao seu comportamento normal!

Furões

cute-pet-ferret-wallpaper-2.jpg

Os furões domésticos são animais sociáveis, muito curiosos, divertidos e facilmente se adaptam às rotinas dos donos! São animais carnívoros e a alimentação dos furões deve ser feita com rações próprias, de forma a garantir as quantidades adequadas de proteína e gorduras. No que diz respeito à saúde dos furões, é de referir que os furões são susceptíveis ao vírus da raiva e da esgana canina, e por isso devem ser vacinados contra estas doenças infecciosas! Na eventualidade de conviverem com cães ou gatos, devem ser igualmente desparasitados interna e externamente.

Se quiser partilhar connosco a sua experiência com estes pequenos amigos envie-nos a sua história para info@petable.care

Também nos pode enviar sugestões ou dúvidas.

E já sabe, pode contar com a Petable para o ajudar a ter um animal feliz e saudável, tenha ele cauda e bigodes, penas ou uma carapaça!

Ines-9

Inês Viegas, DVM

app_googleapp_ios

Anúncios

2 pensamentos sobre “Pequenos amigos de quatro patas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s