Esgana que mata

Quando não estão devidamente protegidos, os nossos animais de estimação podem ser alvo de muitas doenças graves e com frequência, fatais. Mas se de todas as doenças, pudermos evitar algumas, então a esgana canina é sem dúvida uma delas.

A esgana (por vezes também chamada de cinomose) é uma doença infecciosa dos cães, muito grave e muitas vezes mortal. Esta doença é provocada por um vírus (semelhante ao vírus que causa o sarampo nas pessoas) e afeta sobretudo os sistemas respiratório, gastrointestinal e nervoso central dos cães infectados.

Apesar da esgana poder afectar cães de todas as raças e de qualquer idade é vista sobretudo em cães jovens não vacinados.

A transmissão do vírus entre cães ocorre principalmente pelo contacto direto entre animais infectados e cães não protegidos, através de secreções corporais (como a urina, sangue, saliva, tosse ou espirros) e pela partilha de comedouros e bebedouros.

Trata-se de uma doença altamente contagiosa e com uma elevada taxa de mortalidade! Por esta razão, animais infectados não devem contactar com outros cães nem partilhar objetos com eles.

Os primeiros sinais de doença surgem cerca de 1 a 2 semanas depois dos animais não protegidos terem sido expostos ao vírus. Inicialmente a doença pode manifestar-se apenas com diminuição de atividade, redução do apetite e uma febre transitória. No entanto, o cenário tende a complicar-se com o enfraquecimento do sistema imunitário dos nossos patudos e pelo desenvolvimento de outras infecções. Surgem então outros sintomas como corrimentos viscosos através das narinas e dos olhos, espirros e tosse, vómito e diarreia.

Nos casos mais graves, o vírus atinge o sistema nervoso central e pode causar cegueira, perda de equilíbrio, tremores, espasmos musculares persistentes (como por exemplo dos músculos mastigadores) e ataques convulsivos! Cerca de metade de todos os cães infectados pelo vírus da esgana acabam por desenvolver sinais neurológicos e infelizmente, a maioria destes animais não consegue sobreviver…ou a fim de terminar o sofrimento que esta doença lhes provoca, é concordada a eutanásia.

O diagnóstico de esgana nem sempre é fácil, uma vez que a doença pode apresentar um grande número de sinais clínicos que nem sempre se manifestam. No entanto, através dos sinais presentes, do historial médico e estado vacinal e de alguns exames laboratoriais, o médico-veterinário poderá alcançar o diagnóstico correto.

Até ao momento não existe nenhuma cura específica para a esgana! O tratamento é sobretudo de suporte e consiste no controlo dos sintomas, prevenção de infecções secundárias e manutenção de um bom estado de hidratação. É também importante referir que mesmo com tratamento médico-veterinário, muitos dos cães infectados pelo vírus da esgana não conseguem resistir à doença…

Além disso, deve ser salientado que até os cães que recuperam da doença poderão ficar com sequelas e desenvolver lesões nervosas meses ou anos após o episódio de esgana.

A vacinação dos cães é a única forma de prevenção verdadeiramente eficaz! É fundamental cumprir o plano de vacinas do seu patudo de acordo com as recomendações do seu médico-veterinário. Por norma, o esquema vacinal (que deve ser iniciado entre as 6 e as 8 semanas de idade) inclui a proteção contra o vírus da esgana. No entanto, deve assegurar que todos os reforços foram efetuados de forma correta!

Lembre-se que até completarem o plano vacinal, os cachorros não devem contactar com outros animais ou com os seus ambientes. Procure informar-se junto do seu médico-veterinário sobre as vacinas do seu cão e as doenças que cobrem, de forma a garantir a melhor saúde do seu patudo.

E conte com a Petable pata o ajudar e ter as vacinas sempre em dia.

Ines-9

Inês Viegas, DVM

app_googleapp_ios

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s