Resoluções de Ano Novo Multispécie

Este post foi escrito pelo nosso colega Médico Veterinário José Coucelo. Esperamos que goste!

Olá 2016! Feliz Ano Novo! Na Petable, esperamos que se sinta refrescado e pronto a receber o melhor que este ano tem para oferecer!

O início de um novo ano é muitas vezes um ponto de viragem pessoal, carregado de planos e ambições! Mas estes planos não têm que ser unicamente dirigidos a nós – os nossos patudos agradecem toda a nossa dedicação e tudo aquilo que pudermos fazer para melhorar o seu estilo e qualidade de vida! E até nos podem ajudar a dar conta daqueles pequenos abusos do Natal…

Aqui em casa, as coisas não vão mudar apenas para mim…o Kikas, a Ginja e a Becas vão iniciar comigo uma nova rotina para uma vida mais saudável! Não se pode dizer que não tenham tudo o que um cão merece mas a verdade é que há sempre espaço para melhorias!

E se está a pensar no mesmo para os seus companheiros mas não sabe bem por onde começar, aqui ficam umas dicas.

#1 – Começar com um check-up no médico-veterinário

Tal como nós devemos ir com alguma frequência ao médico, os nossos animais devem fazer visitas frequentes ao médico-veterinário – pelo menos uma vez por ano!

Ao levar os nossos patudos ao veterinário para um check-up estamos a assegurar uma melhor condição de saúde, tanto para eles como para nós. É possível que através destes exames de rotina sejam detectados sinais de doença em estado inicial, e nesse caso torna-se muito mais fácil gerir essa condição, prevenindo a sua progressão ou, por vezes, revertendo-a na totalidade.

O veterinário irá perguntar-lhe pelo historial médico, incluindo o estado das desparasitações e do plano vacinal do seu animal (que devem estar sempre em dia com a ajuda da PETABLE!), por alterações que tenha notado na rotina do seu patudo e irá fazer um exame físico completo ao seu animal. Será então, com base nos achados clínicos, que irá fazer as devidas recomendações que possam manter ou melhorar a saúde do seu companheiro. E se pensarmos em termos de custos, na verdade um exame de rotina sairá bem mais em conta do que o tratamento de uma doença em estado avançado.

#2 – Dieta

No que diz respeito à dieta (que é a principal alteração aqui em casa!), o início do ano é realmente uma boa altura para olharmos para a rotina alimentar dos nossos animais e fazer os ajustes necessários para que esta seja mais adequada ao seu estilo de vida.

Em primeiro lugar devemos ter o cuidado de fornecer aos nossos animais uma dieta equilibrada e adequada às suas necessidades e condições médicas existentes. Por exemplo, os animais em crescimento têm necessidades energéticas maiores, enquanto alguns animais mais idosos poderão ter necessidades energéticas inferiores mas ao mesmo tempo ter problemas médicos que exijam dietas especiais.

Assim, a escolha da dieta é de facto muito importante e deve ser sempre ajustada à idade, condição física e condição médica do seu patudo. Na altura do check-up, o seu médico-veterinário pode recomendar-lhe quais as melhores opções para si e para o seu companheiro!

Uma vez encontrada a dieta adequada, o cuidado passa a ser com a quantidade de comida que damos aos nossos animais. A ideia de que um animal saudável come muito é claramente errada. O excesso de peso é, por si só, um problema e pode ser responsável pelo aparecimento de tantos outros, como diabetes ou problemas articulares.

Acontece que muitos donos têm por hábito dar a comida “a olhómetro”, isto é, distribuem uma quantidade de comida sem uma medida exata do que o seu animal de estimação deve realmente comer…e por norma, o resultado é excesso de alimentação, que resulta em excesso de peso.

Se acha que a comida do seu animal de estimação se esgota rapidamente em sua casa, o problema poderá estar aqui! Devemos ter o cuidado de servir uma quantidade correta de alimento aos nossos animais. As recomendações nas embalagens da dieta são uma boa forma de se orientar e saber quanta comida deve realmente dar ao seu companheiro! E na dúvida, pode sempre perguntar ao seu médico-veterinário e usar a timeline da PETABLE para se guiar com as datas de abertura de cada novo saco de ração.

#3 – Exercício e passeios regulares

Uma das resoluções de fim de ano mais comuns das pessoas, é a de ser mais ativo e fazer mais exercício físico! Se gosta de estar em forma, os passeios com o seu cão podem ser uma boa forma de manter o seu peso – e o mesmo é verdade para o seu animal!

O controle de peso através do exercício é bastante benéfico se for realizado de forma moderada, pois mantém os nossos animais ativos, felizes e em termos de saúde pode minimizar os riscos de doenças como a diabetes.

No caso dos gatos, sair à rua para passeios normalmente não é uma opção! Mas o exercício pode ser estimulado em casa com brinquedos próprios, e através da interação entre os donos e os seus tigres. Estas brincadeiras são igualmente importantes para estimular mentalmente para os nossos patudos! E além disso, são uma forma de passar mais tempo com os seus animais e aproveitar a companhia que eles tanto querem dar e precisam de ter.

A Petable deseja acima de tudo que este ano seja um ano em grande, com muita saúde e felicidade para si e para o seu melhor amigo de quatro patas!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s