Chocolate e Passas NÃO!!!!!!!

Tal como o Natal, a Passagem de Ano é uma época de encontro e reunião e em qualquer parte do globo os patudos fazem parte das nossas famílias. O que não quer dizer que eles devam partilhar as nossas gulodices! Já aqui explicámos alguns dos riscos de alguns dos alimentos, mas achamos importante deixar aqui este alerta em particular.

Esta quadra é uma época propícia a que estejam espalhados pela casa muitos doces, incluindo chocolate, nas mais variadas formas e feitios. Além disso, na Passagem de Ano muitas famílias costumam comer as famosas 12 passas com o soar da meia noite.

E embora nenhum doce (bolo, bolacha, pudim, calda, rabanada ou filhós) seja adequado aos nossos amigos de quatro patas, o chocolate é particularmente perigoso! E as passas e uvas também!

A maioria dos donos já sabe que o chocolate é um grande inimigo dos cães, mas queremos fazer mais uma vez este alerta, porque a confusão da época natalícia aliada à disponibilidade deste alimento nos pode levar a “baixar a guarda” mais facilmente. E todos sabemos que os nossos artistas de bigodes adoram espreitar para cima das mesas e bancadas para tentar “pescar” qualquer coisa.

O chocolate é tóxico para cães e gatos, porque é feito a partir de sementes de cacau que contêm quantidades variáveis de duas substâncias tóxicas para eles. Quer isto dizer que quanto mais cacau o chocolate em causa contiver, maior o perigo de intoxicação. Por isso, o chocolate negro, ou de culinária é mais perigoso do que o chocolate de leite.

Os cães têm normalmente mais apetência para cometer estes “disparates” porque têm muito maior apetência por alimentos doces, ao contrário dos gatos, que regra geral não os apreciam. Contudo, os gatos também podem ser intoxicados com chocolate e nunca devemos deixar de ter cuidado.

Quanto às passas, não se sabe exactamente qual a substância responsável pela toxicidade em cães, mas o certo é que a sua ingestão pode provocar insuficiência renal aguda (ou seja, os rins do cão começam a falhar) e em casos graves pode mesmo levar à morte.

Caso o seu patudo (cão ou gato) coma chocolate (ou mesmo que apenas suspeite disso), entre em contacto com o seu veterinário, tentando sempre ter presente qual foi a quantidade ingerida e qual o tipo de chocolate. Esta situação é considerada uma emergência e deve ser acompanhada de perto.

O mesmo se aplica às passas e às uvas. Mesmo que seja apenas uma suspeita, ou que a ingestão de passas tenha sido feita porque o seu patudo comeu uma fatia de bolo de Natal ou Bolo-Rei, contacte o seu veterinário o mais rapidamente possível e ele dar-lhe-á as indicações necessárias.

Em função das informações que consiga transmitir e das características específicas do seu animal (como a idade e peso), o seu veterinário poderá pedir-lhe que faça o seu animal vomitar (e para isso, convém ter sempre água oxigenada em casa), poderá pedir-lhe só que o vigie, ou poderá pedir-lhe que o leve de imediato para uma consulta.

Mas o mais fácil é mesmo a prevenção, evitando que estas situações ocorram. Não facilite, não deixe alimentos (doces) livremente disponíveis nas mesas e bancadas, e de preferência mantenha tudo o que inclua chocolate ou passas e uvas em lugares fechados e de preferência elevados.

Se quiser dar uma guloseima ao seu melhor amigo de quatro patas, em jeito de Feliz Ano Novo, opte por snacks comerciais saudáveis apropriados à espécie. No caso dos cães, pode também optar por pedaços pequenos de maçã ou banana descascados, palitos de cenoura crua bem lavada, queijo fresco magro ou bolinhas de carne picada. E pode também deixar o seu patudo lamber (e não mais do que isto) a tampa do seu iogurte.

Feliz Ano Novo com a Petable!

Ines-9

Inês Viegas, DVM

app_googleapp_ios

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s