Sabe o que é Tosse do Canil?

Da mesma maneira que a chegada do tempo frio e húmido nos torna mais vulneráveis a gripes e constipações, os nossos cães também podem desenvolver uma doença semelhante – a traqueobronquite infecciosa canina, mais conhecida por “tosse do canil”.

A “tosse do canil” é uma doença que afecta as vias respiratórias dos nossos cães e pode ser provocada por uma série de vírus (entre os quais o Adenovirus canino e o Parainfluenza canino, entre outros) e bactérias (como a Bordetella bronchiseptica), que podem atuar em conjunto ou separadamente.

Estes agentes são responsáveis pela irritação das vias respiratórias, fazendo com que os nossos cães desenvolvam uma tosse característica.

Trata-se de uma doença bastante contagiosa, que facilmente se dissemina e infecta outros cães (particularmente em ambientes circunscritos, como num canil). Neste sentido, o isolamento de animais infectados é muito importante para evitar o contágio de outros cães.

A transmissão dos agentes ocorre sobretudo através das secreções orais e nasais de cães infectados – tosse e espirros, partilha de taças de comida e de água ou através dos brinquedos.

Cães de qualquer idade podem ser afectados pela doença, no entanto os cachorros e animais de idade avançada podem ser mais susceptíveis a contrair a doença e infecções secundárias.

O sinal clínico mais frequente é o desenvolvimento súbito de uma tosse seca (isto é, sem produção de muco) e de intensidade variável, alguns dias após o contacto com outros cães infectados. Muitas vezes quando os cães têm os acessos de tosse passam aos donos a sensação de se terem engasgado ou estarem a sufocar com um objecto estranho – e este é frequentemente, o sinal que faz desconfiar os donos. Muitos cães podem aparentar não estar doentes, no entanto é possível que alguns possam desenvolver febre e pareçam mais cabisbaixos e demonstrem uma breve perda de apetite.

Geralmente, a doença é benigna – isto é, não tem efeitos graves na saúde de animais que por norma são saudáveis – e frequentemente é auto-limitante, resolvendo-se em cerca de 2 a 3 semanas. A progressão para pneumonia é rara, contudo pode ocorrer em animais mais debilitados.

É importante referir que a presença de tosse pode ter outros significados clínicos tal como doença cardíaca ou dirofilariose e por isso este sinal não deve desvalorizado.

Se o seu animal estiver infectado, há certas atitudes que pode tomar.

Por exemplo:

– Evite as situações que levem o seu cão a tossir (exercício físico intenso, temperaturas ambientes frias e excitação);

– Se o seu cão usa coleira então retire-a, obte por um peitoral;

– Seja responsável – lembre-se que outros cães podem ser infectados pelo seu cão e não o leve a locais onde seja provável encontrar outros animais (sobretudo enquanto o seu cão continuar a tossir e mesmo alguns dias após parar).

A melhor forma de evitar que o seu animal fique doente é através da vacinação regular do seu cão.

Existem várias vacinas disponíveis que ajudam a proteger o seu animal, e a maioria dos planos vacinais garantem proteção contra os agentes virais responsáveis pela tosse do canil. No entanto, apenas a vacinação específica para a tosse do canil garante proteção contra o agente bacteriano comummente associado à doença.

Além de ser importante garantir a vacinação antes do contacto com outros cães, muitos canis e hotéis caninos não permitem a admissão do seu patudo sem um plano vacinal adequado. Assim, e de forma a melhor proteger o seu animal, procure informar-se junto do seu médico-veterinário sobre as vacinas do seu cão e as doenças que cobrem.

Ines-9

Inês Viegas, DVM

Faça download da Petable

app_ios app_google

Anúncios

Um pensamento sobre “Sabe o que é Tosse do Canil?

  1. Pingback: Atchim!!! Coriza, a gripe dos gatos | Petable

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s